.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Framboesa


Rubus idaeus, a framboesa, é um arbusto espinhoso com folhetos dentados. As flores brancas se transformam em deliciosas frutas vermelhas. Suas folhas contêm cálcio, magnésio e ferro.
É uma das melhores ervas para as mulheres - frequentemente utilizada em forma de chá durante a gravidez para fortalecer os músculos do útero para o trabalho de parto, reduzir o sangramento após o nascimento e estimular produção de leite. Os ingredientes ativos desta planta estimulam e relaxar o útero ao mesmo tempo e também tem se mostrado eficaz no alívio de cólicas menstruais. As folhas da framboesa podem ser utilizadas ​​durante o último trimestre da gravidez e durante o parto, mas não deve ser usado antes disso.
Externamente, as folhas e raízes são usadas em gargarejo para tratar inflamações amigdalite e da boca, como emplastro para o tratamento de feridas, conjuntivite, pequenas feridas, queimaduras e úlceras varicosas.
O suco de framboesa fresco, misturado com um pouco de mel, faz uma bebida refrigerante excelente para ser tomada no calor de uma febre. Feita em forma de xarope, diz-se ter um efeito benéfico sobre o coração. As folhas são colhidas no verão e seca para uso posterior.
Propriedades: As folhas e raízes são anti-inflamatórias, adstringente, descongestionante, oftálmica, ocitócico estimulante e antieméticas. O fruto é antiscorbutico e diurético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário